CREMAÇÃO
Benefícios e vantagens da cremação

Estar preparado — e bem informado — para dar aos entes queridos a despedida que eles merecem, pode não ser um assunto agradável de se discutir, mas é fundamental entre todas as famílias, e uma das opções que podem ser levantadas é a cremação.
Mesmo ganhando mais adeptos a cada ano, ela ainda é uma alternativa que gera muitas dúvidas tanto nos familiares, quanto para quem pretende deixar tudo encaminhado para evitar transtornos futuros.
Vamos explicar como as cremações são feitas, as vantagens e benefícios ao optar por ela e como esse procedimento pode ser muito mais acessível financeiramente do que se imagina.
Como é feita a cremação?
Apesar de não ser a primeira opção de muitas famílias, a cremação é um processo é utilizado desde a pré-história, ou seja, há milhares de anos ela já era uma das maneiras que a humanidade tinha para se despedir de seus entes queridos.
Talvez o principal motivo que leva a cremação a não ser a escolha de muitos são as dúvidas que vêm com ela. A que mais se destaca é o fato de acreditarem que vários corpos são incinerados ao mesmo tempo, não dando garantia alguma que as cinzas recebidas são realmente do familiar.
Isso não é verdade — além de ser praticamente impossível de acontecer — visto que os crematórios precisam cumprir regras e leis rígidas para oferecerem seus serviços e uma delas consiste em colocar apenas um corpo por vez dentro da câmara.
A câmara em questão é um forno em que as temperaturas podem alcançar entre 1.400 a 1.800 °C, pois somente assim é possível transformar o corpo humano em cinzas.
No entanto, para ele chegue a essa fase da cremação é preciso passar por algumas etapas:
-
Autorização: a autorização para esse procedimento só pode ser feita por alguém da família ou em vida pela própria pessoa, por meio da Declaração de Vontade, que deve ser registrada em cartório;
-
Velório: caso queiram, o corpo pode ser velado normalmente, assim como no sepultamento tradicional e de acordo com as crenças e vontades de cada família;
-
Preparo do corpo: após a despedida, o corpo com o caixão é encaminhado para uma câmara fria. Lá, ele fica por um período que pode variar de 24 a 48 hs — especialmente em casos de morte violenta, visto que não é possível exumá-lo posteriormente para alguma análise. Nessa fase, também são removidos todos os itens de metal, principalmente marcapassos, que podem levar a sérias consequências durante o processo;
-
Cremação: toda a cremação pode durar até 3 horas (fatores como peso e até tipo de caixão podem influenciar nesse tempo) e o processo não pode ser acompanhado pelos familiares e/ou amigos.
Ao final, o crematório utiliza um imã extremamente forte para recolher o que foi queimado, bem como para separar partes como ossos e implantes dentários que, porventura, não tenham sidos totalmente incinerados.
Esses materiais restantes passam novamente pela cremação, ou são triturados, para serem transformados também em um pó fino.
O término de todo o processo consiste em acondicionar as cinzas em um recipiente para ser entregue à família. Em posse dele, pode-se optar em mantê-las em casa, levar para um columbário (local próprio que fica dentro de cemitérios), ou espalhá-las em um lugar que tenha relação com a pessoa falecida.
Quais as principais vantagens desse procedimento
Uma das principais vantagens de optar pela cremação está no fato que não há taxas de manutenção posterior, nem a necessidade de aquisição de um jazigo, que são práticas normais do sepultamento tradicional — para esse, vale lembrar também que, após cinco anos aproximadamente, é preciso fazer a exumação do corpo, gerando novos custos.
O preço da cremação varia de acordo com a região, com o tipo de cerimônia, entre outros pontos.
Além da questão da economia a longo prazo, as cremações oferecem outras vantagens:
-
Preserva a natureza: ao contrário de corpos em decomposição, as cinzas não afetam negativamente o meio ambiente. Além disso, não há liberação nem de odor, nem de fumaça durante o processo;
-
É mais prática: as despedidas já são momentos delicados, assim, quanto menos transtornos gerarem, melhor para todos. Além de prática e rápida, a cremação não necessidade de atenção e/ou preocupações posteriores;
-
Não ocupa espaço: é comum encontrar cemitérios superlotados. A cremação evita esse transtorno e a necessidade de busca por espaços para sepultamento.
Agora que você sabe mais sobre a cremação e quanto ela pode ser benéfica, que tal incluí-la nos planos de assistência funerária da sua família?
Aqui na Rio Pax isso é possível, e por um excelente preço! Em todos os planos, com um pequeno adicional mensal, é possível realizar a cremação dos dependentes incluídos.